Como nasceu a inventore : oficina de software

A guerra vence-se quando se compreende o carácter e a estratégia do inimigo.
Uma empresa impõe-se quando consegue compreender a mentalidade, as expectativas, as aspirações,
os sonhos dos consumidores num dado momento histórico.

Francesco Alberoni (2001:43)

A ideia de criar uma oficina de software materializou-se em 2006. Após dez anos de experiência no mercado de trabalho, três amigos e colegas de faculdade (FEUP): Alfredo Oliveira (licenciado em Engenharia Mecânica), Hugo Caldeira e Sérgio Mota (licenciados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) entenderam que seria o momento certo de criarem o seu próprio negócio.

O denominador comum foi a formação em Engenharia e um forte interesse pela programação e desenvolvimento de software. Ainda que o percurso profissional de cada um dos três sócio-fundadores tenha sido algo distinto - Alfredo Oliveira dedicou-se sobretudo à área técnico-comercial; Hugo Caldeira desenvolveu a sua atividade em simultâneo na área empresarial, em investigação (INESC) e no Ensino Superior (ISEP e ISCAP); Sérgio Mota desempenhou funções comerciais e de programação e desenvolvimento de software - a forte interação de trabalho em equipa permitiu a criação de produtos de software que rapidamente conquistaram uma inabalável credibilidade no mercado.

A inventore : oficina de software, foi criada em 15 de Setembro de 2006. Entre esta data e 1 de Setembro de 2008, teve a sua primeira sede na Rua da Constituição, sendo apenas constituída por três elementos: os seus membros fundadores. Dado o intenso trabalho de programação e desenvolvimento de software bem como o aumento do número projetos, tornou-se imperativo o alargamento da equipa de trabalho.

Tal como o nome e o logótipo sugerem, a nossa empresa sustenta-se em princípios de criatividade e de inovação, aliados à experiência e à sensibilidade para compreender as expectativas e as necessidades daqueles que nos procuram. Por isso, as palavras inventore e oficina metaforizam a nossa conceção de trabalho. E quem não se lembra, nas bandas desenhadas de Walt Disney, do Lampadinha, um pequeno andróide em forma de lâmpada, auxiliar do Professor Pardal, o mais famoso inventor da cidade de Patópolis? Também nós buscamos inspiração permanente, sustentados na investigação e na atualização científica e técnica.