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Fecho do ano e inventário 2016

Enquadramento legal:

Nos termos do artigo 3º-A do Decreto-Lei 198/2012, de 24 de agosto, a comunicação do inventário é efetuada por transmissão eletrónica de dados, via Portal e-fatura, através de ficheiro(s) com as características e estrutura definidas pela Portaria 2/2015, de 6 de janeiro.

As empresas sem existências e obrigadas por lei a comunicar o Inventário devem declarar no portal e-fatura que não têm existências. Sendo assim, não é necessário elaborar um ficheiro vazio.

Tenho de comunicar o meu inventário à AT?

Esta obrigação aplica-se às pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário. No entanto, ficam dispensadas da obrigação de comunicação os sujeitos passivos cujo volume de negócios do exercício anterior ao da referida comunicação não exceda € 100.000,00.

Qual é o periodo de comunicação?

De 1 a 31 de janeiro de 2017. A comunicação do inventário respeitante ao último dia do exercício anterior deverá ser efetuada por transmissão eletrónica de dados através do Portal das Finanças.

 

GICnet - Tudo o que precisa de saber:

Como posso imprimir uma listagem de stock através do GICnet?

Para que tudo seja mais simples pode imprimir uma listagem do stock através do GICnet:

1. Menu
2. Gestão
3. Stocks
4. Acertos
5. Imprimir

Depois deverá fazer a contagem física do stock existente.

Como posso fazer acertos aos meus stocks no GICnet?

Com base no ficheiro que produziu no GICnet e a contagem física do stock existente pode fazer o acerto aos stocks da sua base de dados.

Para realizar os acertos deverá seguir os seguintes passos:

1. Menu
2. Gestão
3. Stocks
4. Acertos

Aqui deverá selecionar o produto, definir a quantidade real e validar.
Depois de validar os produtos, clique em gravar.

Pode repetir este processo as vezes que forem necessárias.

Como posso fazer o fecho anual no GICnet?

Para fazer o fecho anual de 2016 deverá seguir os seguintes passos:

1. Menu
2. Gestão
3. Stocks
4. Fecho anual
5. Encerrar ano 2016

Se verificar que o ano apresentado é anterior a 2016, deverá encerrá-lo até chegar a 2016.

Como posso imprimir/emitir o SAF-T do inventário?

Para emitir o SAF-T do inventário deverá seguir os seguintes passos:

1. Menu
2. Gestão
3. Stocks
4. Inventário - Imprimir, Exportar para Excel ou emitir ficheiro SAF-T.

Se verificar alguma incongruência, poderá ainda fazer um acerto ao inventário anual. Como?

Em Inventário, pode corrigir o Custo Médio, Custo e Quantidade. Depois de validar os acertos, clique em Gravar.
Terá de selecionar o ponto Inventário Acerto para Imprimir, Exportar para Excel, ou emitir o novo ficheiro SAF-T.

 

Outras questões:

O que é o tipo de produto?

O identificador do tipo de produto deve ser preenchido em:

1. Menu
2. Tabelas Mestre
3. Produtos
4. Editar o produto selecionado
5. Campo de seleção Classificação de produtos

Aqui terá de definir a seguinte classificação para cada produto:

- mercadorias
- matérias-primas, subsidiárias e de consumo
- produtos acabados e intermédios
- subprodutos, desperdícios e refugos
- produtos e trabalhos em curso

Quando não selecionar o tipo de produto, o GICnet classifica automaticamente os produtos como Mercadorias.

6. Gravar

Deverá contactar o seu contabilista para esclarecer dúvidas relativas ao seu negócio.

Não hesite em entrar em contacto connosco se tiver alguma dificuldade no GICnet.

Marcações: gestão, gicnet, autoridade tributária